Quando se fala no mercado brasileiro de luxo, a primeira marca que vem à cabeça é a Daslu.
A Daslu foi fundada em 1958 pelas sócias Lúcia Piva de Albuquerque e Lourdes Aranha; como ambas eram conhecidas por Lu, a loja foi batizada de Daslu (”das Lu”). Desde a fundação, a Daslu procurava destacar-se no mercado brasileiro de moda, apurando detalhes que mais tarde pavimentariam o caminho para o sucesso: qualidade, bom gosto e atendimento personalizado.
Em dezembro de 2008 em uma entrevista de Eliana Tranchesi à Gazeta Mercantil, ela declarou: “Tem compradora do tempo da minha mãe que vem hoje aqui com a bisneta! Isso é fidelidade. Minha mãe começou vendendo conjuntos de cashmere com saia igual. Aí começou aquele tempo em que o Rio fazia a moda. Era preciso ir buscar lá as marcas boas nacionais. E a cliente gostava da seleção que a Daslu fazia. Mesmo quando começaram os estilistas paulistas, a cliente Daslu apostava no nosso olho, na sensibilidade da nossa escolha. Até hoje, esse é o sucesso do nosso mix.”
No final da década de 70, Eliana Piva de Albuquerque Tranchesi, filha de Lúcia, assumiu o comando da Daslu. No início da década de 90, Eliana deu início à estratégia de formar parcerias com marcas de prestígio internacional; a primeira parceria foi com a Maison Chanel.
Nesse novo milênio, a Daslu teve crescimento explosivo, juntamente com o mercado de luxo no Brasil. Em 2005, a Daslu mudou-se para uma nova loja, a Villa Daslu, um prédio em estilo neoclássico com quase 60.000 metros quadrados de área construída; a nova loja ganhou comentários elogiosos no New York Times.
No Villa Daslu, a empresa continua com uma boutique própria, a Daslu, e, além das parcerias que já tinha, houve a chegada de diversas outras marcas, como Goyard, Pucci e Tom Ford, entre várias outras; segundo recente informe, a Villa Daslu abriga cerca de 110 grifes internacionais e 90 marcas nacionais, além dos espaços destinados para as diversas marca Daslu - Daslu Feminino, Daslu Couture, Daslu Homem, Daslu Boys and Girls, Daslu Kids, Daslu Bebe e Daslu Casa.
A equipe de funcionários ganhou reforço de 300 integrantes para atender os vips – agora são 900. Cerca de 220 mulheres vestidas com aventais preto-e-branco são responsáveis por deixar a loja nos trinques. O perfil das vendedoras, as dasluzetes, continua o mesmo: moças ricas, educadas, que adoram gastar com moda, muitas delas filhas de amigas da patroa. Para fazer as compras e vender as coleções próprias para o exterior, Eliana viaja à Europa doze vezes por ano, ao lado de Donata Meirelles, diretora de importados. Nos concorridíssimos desfiles de alta-costura de Paris, como o da Chanel, tem lugar garantido na primeira fila, privilégio-mor no planeta fashion. "Os europeus ficam bobos de ver nosso potencial de vendas", conta Eliana. "Não somos como os representantes japoneses que entopem as prateleiras com chaveiros e agendinhas.
Inverno 2010
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